terça-feira, 4 de agosto de 2009

4º Encontro - Mapeamento e Diagnóstico Participativo

Registro do Encontro no Pólo: Leste 2

Local: CEU Parque São Carlos

Data: 17/07/2009

Horário 14h

Nº de participantes: 21

Nº de Grupos Articuladores 9

Objetivo do encontro:

1. Delimitar o território de atuação dos grupos articuladores nas comunidades;

2. Iniciar o processo de qualificação das informações do mapa falante, através do detalhamento dos equipamentos e ações desenhadas no mapa;

3. Realizar o Planejamento da Consulta de Percepção,

4. Facilitar a articulação de cada grupo em torno das ações já disparadas

Aquecimento

Iniciamos o encontro com um circulo onde cada um dizia seu nome e o que sabia de melhor, à medida que as pessoas iam chegando, para entrarem no circulo tinham que seguir a regra e tomavam a fala.

Os presentes deram o seu tempo para o Boca no Trombone e finalizaram sem pedido algum dos facilitadores. Os adolescentes presentes auxiliaram nos na entrega dos crachás e alguns materiais como a Trilha e o Guia.

Dúvidas da Boca no Trombone

As duvidas sobre a PCU voltaram a surgir, principalmente de alguns grupos que se encontravam ausentes pelas dificuldades de comunicação ou reestruturação da agenda. Abrimos mais alguns minutos para esclarecer estas duvidas por meio do Rememorando, olhando para as ações já disparadas e em andamento nos GAs, o que pra alguns que só haviam participado até então do primeiro encontro ainda era difícil organizar o número de informações disponibilizadas. Este momento tomou mais tempo que o previsto.

Qualificação dos Mapas

A maioria dos grupos presentes não havia participado do primeiro encontro então a qualificação dos mapas que iríamos disparar no encontro por meio de um exercício coletivo foi iniciada já pelos novos mapas, onde juntos exercitamos encontrar equipamentos implicados com crianças e adolescentes na comunidade, delimitando sua área de ação e levando como nova ação para o encontro do GA na comunidade, delimitar o espaço de até 5mil famílias inscrito pelo GA, delineando visualmente a área de atuação do GA

Finalizando

Já tendo ultrapassado o teto estipulado de irmos até as 17h, rapidamente esclarecemos como deveria ser feito na reunião do GA a Qualificação do Mapa e Escuta. Encaminhamos para um momento de preenchimento das avaliações e logo após entregamos os materiais de apoio aos GAs.

Todos em pé unimos nossas mãos e pedimos para que cada um disse-se três coisas: o que celebrava, o que in-lutava e suas expectativas. O que foi um retorno satisfatório onde cada um pode compartilhar com o todo suas impressões, sensações e fatos que os acompanham no dia-a-dia.

Um comentário:

  1. gostei muito dessa reuniãõ os facilitadores aninha e dimas taõ de parabens

    ResponderExcluir